Lá no BB, (Bairro de Benfica), naquela cidade do Huambo, havia de tudo um pouco, até tínhamos um policia de trânsito, daqueles a sério, com moto e tudo, (a moto era um INDIA)….Era o filho da Dona Maria Vidal, nunca soube o nome do senhor.

Uma bela tarde, vinha eu a caminho de casa, na minha velha, “desengonçada” e barulhenta motorizada, quando, junto da cortada para o Cavalo Branco, reparo que mais abaixo, perto da loja do Sr. Carneiro, seguia lentamente na sua moto o senhor Policia Vidal...

Reduzo a velocidade e faço tudo para não o ultrapassar, só que o senhor ao aperceber-se disso, resolve andar ainda mais devagar , que sou mesmo obrigado a fazê-lo.

Agora a situação inverte-se, e é o senhor Policia Vidal que me segue.….Não o vejo, nem ouso olhar para traz, mas sinto-o, era como que o levasse ás costas, tal era a pressão...!

Mas pouco antes da Escola Primária, para alivio meu, acelera e ultrapassa-me….Respirei fundo, tentei ganhar cor, e voltar a ter vontade de sorrir….Mas nem tempo para isso tive…! Em frente á Escola, fora da mota e de mão no ar, o senhor Policia Vidal, cara de poucos amigos, esperava por mim….! A custo lá consegui parar…

-Põe a moto no descanso….Diz-me com ar sério. ( o sujeito além de policia era forte e alto). No descanso??? A mota nem travões tinha, quanto mais descanso…. Não tem …disse a medo….!

Entretanto estamos parados em frente á Escola, está na hora do recreio e a miudagem começa a aparecer e rodeiam-nos. Chama dois miúdos e pede-lhes que segurem a motorizada, pega-me num braço , leva-me para as traseiras da motorizada , e apontando…. diz-me : -Estás a ver??? Estou sim senhor…..!!! Respondi

Pois bem, ou mandas arranjar isto rapidamente ou na próxima a motorizada fica apreendida…Entendido..?? Sim senhor, e foi-se embora, e eu também…>/

A motorizada tinha-me custado 1500$oo, fruto de um mês de trabalho nas férias e no escritório do Sr. Monteiro (pai do poeta, escritor e politico Angolano Manuel Rui Monteiro)lá para os lados da Kalumanda.

Onde a comprei ??? No BB, tinha de ser….Logo a seguir á Pensão Floresta havia um barbeiro, contígua á barbearia, tinha uma oficina de bicicletas e motos….Era assim um polivalente “made in BB”, no intervalo de um corte de cabelo, remendava um furo, enquanto afinava o carburador, fazia uma barba e lá se ia safando…A motorizada, um “chaço” velho, de rodas desencontradas e quadro retorcido…

De tal maneira que em andamento a roda traseira, em relação à estrada inclinava para a esquerda e apontava para a direita, já a roda da frente era ao contrário, inclinava para a direita e dava a sensação que ia virar para a esquerda …Ou seja quando seguia em frente dava a ideia que ia virar para a esquerda, se virasse para qualquer dos lados a ideia de que ia seguir em frente… Foi isto que baralhou e” trocou” os olhos a este senhor do BB, policia de profissão e filho da Dona Maria Vidal… !

É claro que nunca mandei arranjar a motorizada, aquilo não tinha conserto, e o sr. Policia Vidal sabia disso, pois cada vez que passávamos um pelo outro, assim á moda do BB, a gente disfarçava, eu e ele…Afinal éramos ambos do BB, logo amigos…!!





A foto da minha motorizada, tirada na minha casa no BB , Bairro de Benfica…!

Um bom fim de semana para todos…



Mário Inácio , Outubro 2014


>>>>>>>>