Acabei de saber agora mesmo, que o Padrão dos Descobrimentos, foi inaugurado a 9 de Agosto de 1960. A inauguração fez parte do Programa das Comemorações Henriquinas , que assinalaram os 500 anos da morte do Infante D. Henriques..Confesso que não sabia, vivia lá muito longe…

Mas lá muito longe onde eu vivia e na Escola onde eu andava, também se viveram intensamente as Comemorações Henriquinas e dessas eu recordo-me muito bem.

Foi no ano lectivo 59/60 e eu frequentava o 2º.ano do ciclo Preparatório, nesse ano o programa das disciplinas de Desenho e Trabalhos Manuais, foi quase todo relacionado com este tema…

Na disciplina de Desenho foram vários os desenhos sobre os Descobrimentos e sobre o Infante D.Henrique. Na de Trabalhos Manuais, (masculino )entre outros, uma Caravela feita em arame, soldado a estanho e a imitar “Filigrama”, foram feitas uma por cada um de nós em tamanhos variados, depois de pintadas com tinta dourada, pareciam quase perfeitas..

Naquele tempo as Oficinas de Trabalhos Manuais, eram no R/Chão do Edifício principal, (as duas últimas salas ao fundo do corredor), uma do Mestre Almeida , outra do Mestre Helder…Numa delas e como trabalho colectivo foi feita uma Maquete da Cidade ….Umas chapas em Aglomerado serviram de base e com muito cuidado e carinho a cidade foi sendo modelada a Gesso por todos nós…. Depois pintada, estava linda… O negro do alcatrão, fazia sobressair o vermelho dos telhados, misturado com o verde forte da relva dos Jardins . onde o capim amarelo se misturava com o laranja barrento das picadas e carreiros.

No final do Ano Lectivo, no salão de festas todos nós pudemos ver a totalidade dos trabalhos numa Exposição com muito nível…

Um pequeno senão, a nossa Maquete, a Maquete da nossa cidade, mostrava a todos uma cicatriz ao meio e de alto a baixo…Nem os retoques repetidos a conseguiam disfarçar… Nem pela porta, nem pela janelas abertas , nem mesmo arrancando o aro, a maquete conseguia sair, foi um serrote, bem afiado, que resolveu o problema, cortando-a ao meio….!

Alguém se recorda disto???

Não se recordam??? Não faz mal, afinal já foi há 56 anos, mais de meio Século…Bom fim de semana a todos….





Bom fim de semana a todos...



Mário Inácio , 4/9/2016