Ao sair de uma aula, tenho no corredor á minha espera um grupo de “malta”….Todos querem falar ao mesmo tempo e foi com alguma dificuldade que os entendi : Tinha um carro da policia com 2 agentes á porta da Escola e um deles procurava-me….Estava mesmo á minha espera…. E lá vou eu…vou não, sou levado…! Pelo caminho começo a pensar no que teria feito de tão grave, para merecer tal visita, mas de nada me lembrava…
Cá fora outro grupo de malta rodeava o carro e mal eu apareço, ouve-se ….Lá vem ele…! Dito em uníssono e em tom de alivio, finalmente a curiosidade ia ser desfeita… até a minha. Afinal tudo tinha começado uma semana e meia antes e numa estrada conhecida por muitos de nós….
Morava no Bairro de Benfica, e numa tarde depois do almoço, seguia eu a caminho da Escola, montado na minha velha e desengonçada monitorizada , como pendura um colega meu, o Edmundo Batista Cardeira…(.a motorizada dele uma Puch, estava na oficina) daí eu dar-lhe boleia…
Do lado esquerdo a Igreja, do direito a casa da D. Maria Vidal, a seguir uma cortada á direita: no gaveto antes, um grande quintalão de muros altos e muito arvoredo, moravam ali familiares do Sr Cícero, no outro e antes de chegar ao muro da Escola Primária, um terreno baldio, com eucaliptos e mangueiras frondosas….Era ali que ele estava, sentado á sombra e á “caça”…a chamada caça á multa… !
Fomos apanhados de surpresa, nem ai pudemos dizer …Nomes, meu e do meu pai, BI e morada, tudo bem descrito e um prazo de 20 dias para pagar a multa, nada leve por acaso…
Era assim naquela terra e naquele tempo, as motorizadas mesmo preparadas para isso, só podiam transportar uma pessoa apenas , quem a conduzia. Nunca entendi o porquê, mas sei o transtorno fazia a muita gente e que no fundo era uma grande estupidez…!
- Já pagaste a multa??? Pergunta-me o Sr Policia mal chego junto a ele…! -Não senhor ….Respondi eu…! (sabia lá onde arranjar o dinheiro..??)
-Ainda bem, rasga o teu talão que eu já fiz o mesmo ao meu , fui promovido a Chefe e transferido para Silva Porto….Diz-me ele com ar de “sacaninha”, dá meia volta e desaparece no carro…!
-Diz-me um colega meu….Nem obrigado disseste ao Policia..!
Pois não, mas digo hoje, obrigado Sr. Policia, não por me perdoar a multa, mas pelo prazer que hoje me deu , por eu poder recordar este episódio da minha vida e partilha-lo com mais pessoas …!