Foi lá em Angola nessa terra distante , muito longe de Portugal, onde de bata branca e de bandeirinha na mão, feita de papel a duas cores, eu tantas vezes fui, ou á Estação do Caminho de Ferro, ou ao Aeroporto, receber ilustres visitantes e acenando bem alto essa bandeirinha e gritar Viva Portugal…Estava a aprender a ser Português…!

Depois, devidamente fardado com calções de Caqui, camisa de Sarja verde e Bivaque na cabeça, aprendi a marcar passo, para depois orgulhosamente desfilar em longas paradas….Continuava a aprender a ser Português…!

Gritei palavras de ordem, empunhei cartazes em manifestações , bati palmas a discursos que me falavam em Portugal ….eu sentia-me cada vez mais Português…!

Interrompi a minha vida, e durante 39 meses e de arma na mão, por locais distantes e caminhos perigosos, esbanjei a minha juventude e pus em risco a minha vida …lutei por Portugal..! Trabalhei, construi e ajudei a construir com a força desse trabalho, em nome de Portugal terras que hoje são um país…Tinha orgulho em ser Português…!

Até que um dia….um dia eu precisei de Portugal ….e Portugal….???

Portugal nada fez , infelizmente….! Esqueceu-se completamente de mim, abandonou-me ao Deus dará… Deixou criar o Caos, sem salvaguardar o que era meu, nem a minha vida….Autorizou a desordem , assistiu impávido á degradação de um modo de vida, sem nada colocar para eu dela poder sair…Quando a muito custo o consegui, e cheguei finalmente a Portugal, este olhou-me de lado, desconfiado e virou-me as costas….Portugal não me queria cá.

Hoje, continuo a ser um Português , num Portugal que cada vez mais, me faz ser menos português…!!!

Num Portugal , “desgovernado” por uma classe politica em que há muito perdi a total confiança, que todos os dias me “rouba” o que durante anos amealhei,…Num Portugal que nega trabalho aos meus filhos, obrigando-os a emigrar para o conseguirem….Num Portugal que compromete o futuro dos meus netos…Num Portugal que é a minha Pátria, mas que por ela pouco ou nada sinto!!!

Por isso hoje, foi com indiferença que tomei conhecimento que um português acaba de ser nomeado para um alto cargo politico a nível mundial….





Não é nada fácil ser Português, digo isto porque o sou, mas já o fui mais, muito mais Português. Hoje já não o sou tanto como o era noutros tempos. Tempos que o tempo não deixa esquecer…!

Muito boa noite.



Mário Inácio , 5/10/2016


>>>>>>>