……. Morávamos na rua Pereira ´D´Eça, lá naquela cidade do Huambo. Um dia fui ao senhor Doutor, com consultório algures na baixa da cidade, não muito longe de onde morava, o meu pai ficou de passar por lá ao fim do dia….e assim aconteceu. Saímos do consultório e o dia começava a dar lugar á noite. Estacionadas no passeio várias bicicletas e a do meu pai também….Pega numa delas e lá vamos os três a caminho de casa, a viagem até não era muito longa.

O meu pai com a bicicleta á mão, a minha mãe a seu lado e eu sentado no quadro, com as mãos no guiador….De vez em quando interrompia a conversa e avisava o meu pai.

-Pai essa bicicleta não é tua….Ele nada dizia, nem ligava ao que ouvia…

-Mãe esta bicicleta não é a do pai….

Cala-te Mário…! Não sejas chatinho, tens é sono…dizia ela. Mas eu insistia e assim o fiz várias vezes, até chegar-mos a casa, sem que ninguém me desse atenção, nem ligasse ao que eu dizia.

Já em casa e ao arrumar a bicicleta, o meu pai finalmente descobre que aquela bicicleta não era mesmo a dele, nem podia ser….

Entra em pânico e sai disparado com a bicicleta á mão, para o local onde a tinha tirado…Chegado lá encontra um grupo de 3 ou 4 pessoas e entre eles um senhor, todo preocupado porque lhe tinham roubado a bicicleta e muito curioso também por saber “o porquê “ que o gatuno tinha escolhido a dele.

È que esse senhor só tinha uma perna e a bicicleta só tinha um pedal….

Esta história foi contada muita vez em outros tantos serões , pela minha saudosa Mãe, eu próprio já a contei aos meus filhos e netas….Espero que um dia elas a contem também… assim...

..Uma vez, o vosso bisavô quando era miúdo e vivia em Angola……

Um bom dia para todos vós..





Hoje é o Dia da Criança, aquilo que todos nós um dia já fomos e que alguns de nós, de vez em quando ainda o é, eu ás vezes gosto de o ser…. Recordações do meu tempo de criança, tenho muitas, boas e más, outras de tão criança que era, nada me lembro ….

Um bom e feliz fim de semana pra todos…!



Mário Inácio , 1de Junho 2016